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Direito ao cancelamento e devoluções

1.1 Qual é o direito ao cancelamento?

1.2 Início do período de reflexão

1.3 Como pode cancelar a sua compra?

1.4 Quando é que vai receber o seu dinheiro de volta?

1.5 Devolução da encomenda

1.6 Depreciação

1.7 Excepções ao direito de cancelamento.

 

1.1 O que é o direito de cancelamento?

Como consumidor, tem o direito de cancelar o contrato (através da Internet). Isto significa que pode cancelar a sua compra dentro de um determinado período, o chamado "período de reflexão". Este período está legalmente fixado em 14 dias de calendário, mas oferecemos-lhe um período de reflexão de 30 dias de calendário. Se fizer uso deste direito dentro deste período, assegurar-lhe-emos o reembolso do montante da compra correspondente aos produtos devolvidos. Se devolver toda a sua encomenda, será igualmente reembolsado de quaisquer custos de envio e transacção pagos. Com uma devolução parcial, não lhe serão reembolsados os custos de envio e transacção.

 Note que existem excepções ao direito de cancelamento e pode ler isto na secção 1.7 abaixo.

 

 1.2 Início do período de reflexão

Oferecemos um período de reflexão de 30 dias de calendário. Isto significa que tem 30 dias de calendário para decidir se um produto é para si. Se desejar devolver o produto, pode notificar-nos durante o período de reflexão e depois tem 14 dias de calendário a partir do momento da notificação para nos devolver o pacote.

Também pode devolvê-lo sem nos notificar previamente, contudo, é importante que nos devolva a embalagem dentro do período de reflexão. Certifique-se de que também acrescenta uma declaração ao pacote de devolução declarando que deseja fazer uso do seu direito de cancelamento (por exemplo, o formulário modelo europeu do Anexo 1 abaixo).

 Note que o período de reflexão de 30 dias não começa antes do dia em que recebe o seu produto. Se a sua encomenda for entregue com várias entregas separadas, o período de reflexão só começará após o dia da recepção da última entrega. Se uma encomenda tiver sido entregue aos seus vizinhos, o período de reflexão começará se tiver designado esses vizinhos como o destinatário.

 

1.3 Como pode cancelar a sua compra?

Legalmente, o período de reflexão é de 14 dias de calendário. Compreendemos que é difícil tomar uma decisão no prazo de 14 dias de calendário. É por isso que prolongámos o período de reflexão para 30 dias de calendário. Indicámos acima quando estes 30 dias começam.

Pode cancelar a compra, informando-nos através das seguintes opções:

 - Informando-nos através de correio ou telefone;

- Enviando-nos o formulário modelo europeu preenchido (ver Anexo 1);

- Devolver o pacote com uma declaração escrita na qual declara que apela ao seu direito de cancelamento (por exemplo, o formulário modelo europeu).

(Preferimos o passo 1, uma vez que esta é a opção mais simples para si).

 Para melhorar o nosso serviço, estamos naturalmente curiosos sobre a razão pela qual abandona a sua compra, mas nunca será obrigado a dar uma razão.

 

1.4 Quando irá receber o seu dinheiro de volta?

 Esforçamo-nos por reembolsar o seu dinheiro o mais rapidamente possível. Fazemo-lo sempre através da forma como pagou inicialmente, e nunca iremos cobrar por isso.

 Devolver-lhe-emos o mais tardar no prazo de 14 dias após nos ter notificado do cancelamento. Contudo, temos o direito de esperar pelo reembolso até termos recebido o produto de volta ou até o cliente ter demonstrado satisfatoriamente que o mesmo foi enviado, dependendo de qual foi o primeiro.

 Note que, se um produto for danificado, podemos deduzir por depreciação, abaixo pode ler mais sobre isto.

 

 1.5 Devolução da encomenda

Deve devolver os produtos dentro do período de reflexão de 30 dias de calendário, ou avisar-nos que o deseja fazer. Se nos informar da devolução dentro do período de 30 dias, tem mais 14 dias de calendário a partir desse momento para nos devolver a encomenda. O nosso endereço de retorno é: Peizerweg 97, 9727 AJ Groningen. Infelizmente, os custos de devolução são suportados pelo cliente.

1.6 Depreciação

O utilizador é responsável pela utilização do produto durante o período de reflexão. Se danificar o produto durante o período de reflexão, podemos, em certos casos, cobrar-lhe pela reparação ou limpeza do produto, ou se não o pudermos vender como novo. Contudo, só é responsável pela depreciação do produto se tal se dever ao facto de ter ido além do que era necessário para determinar a natureza, características e funcionamento do produto.

 

1.7 Excepções ao direito de cancelamento.

Há uma série de excepções ao direito de cancelamento, nomeadamente:
Os produtos que tenham sido vendidos selados por razões de higiene ou do ponto de vista da protecção da saúde, e dos quais tenha quebrado este selo após a entrega, não podem ser devolvidos;
Os discos facilmente reproduzíveis (DVDs/CDs) com vídeo áudio ou software, e cujo selo tenha sido quebrado após a entrega, não podem ser devolvidos.

Abaixo estão alguns exemplos a esclarecer:

  • Exemplo 1: Encomendou suplementos alimentares e retirou o selo. Uma vez que o selo foi removido, a devolução já não é possível. No entanto, pode devolvê-lo se o selo ainda lá estiver e estiver intacto.
  • Exemplo 2: Compra um tubo de pasta de dentes e abre a caixa. Uma vez aberto o selo para utilizar a pasta de dentes, o produto já não pode ser devolvido.
  • Exemplo 3: Compra um DVD ou CD com gravações de áudio ou vídeo ou software, incluindo um selo. Assim que tenha quebrado o selo, a devolução deixa de ser possível.
  • Exemplo 4: Compra um DVD de fitness com selo. Assim que tenha quebrado o selo, a devolução já não é possível.


ANEXO 1: Formulário modelo europeu para cancelamento
(só preencha e devolva este formulário se quiser cancelar o acordo)
Para:


[ nome do empresário ]


[ endereço geográfico do empresário]


[ número de fax do empresário, se disponível ]


[ endereço de e-mail ou endereço electrónico do empresário].


Eu/Nós* informo-vos* que eu/nós* cancelo o nosso acordo relativamente
a implementação do seguinte serviço: [indicação de serviço]*


Encomendado em*/recebido em* [data de encomenda com serviços ou recibo com produtos]
[Nome(s) do(s) consumidor(es)
[Endereço(s) do(s) consumidor(es)


[Assinatura do(s) consumidor(es)] (apenas quando este formulário é apresentado em papel)


* Riscar o que não é aplicável ou completar o que é aplicável.